quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

On the road!

Esse dia começou muito cedo!
Não me lembro ao certo para que horas mas lembro que até colocamos despertador! Só pra se ter uma idéia, a primeira foto foi as sete da manhã já depois de sair do Motel. Pois é, nossa reserva no Stratosphere havia acabado no dia anterior e a tarifa para prorrogar a estadia por mais um dia (logicamente) era altíssima. Então ficamos no Holiday Motel (US$43) bem em frente ao hotel que estávamos. Momento cultural: motel é uma abreviação de Motor Hotel, hotéis econômicos em beira de estrada muito comuns nos Estados Unidos.
A história é que tinhamos que ir ao aeroporto alugar o carro e pegar uma longa estrada. O destino era Lake Tahoe e a idéia era aproximar ao máximo de lá no primeiro dia. Já sabíamos que não dava pra viajar muito de dia, a noite caía por volta de quatro e meia da tarde...
O visual da estrada foi muito show, irado, animal, maneiro e qualquer outro adjetivo que vier na mente.

Passamos ao lado de algumas áreas de preservação mas nada de floresta, só grandes vales deserticos com montanhas de neve ao fundo. Totalmente diferente do que nossos olhos estão acostumados a ver.

Passamos por umas cidadezinhas muito pequenas (Amargosa(!),Beatty, West Spring, Tonopah etc) e que pareciam ter vários imóveis abandonados... maior jeitão de velho oeste! Diz aí, esse Golfield Trading aqui abaixo não é a cara daqueles bares dos faroestes americanos???

Só pra registar a existência de um ponto de parada descente em uma dessas cidadezinhas. É impressionante a estrutura para viajantes nos Estados Unidos. Você tem bons postos até em estradas pouco movimentadas como essa que esatávamos. Além disso há uma estrutura legal pra quem viaja com trailer, MotorHome etc, nessa estrada mesmo havia alguns lugares de parada, com água, energia e outras facilidades para esse tipo de viajante.

Rolou umas piadinhas sobre o anoitecer... Sabíamos que iria anoitecer cedo mas tb queríamos muito chegar o mais perto possível de Lake Tahoe. A idéia era esquiar no outro dia, então quanto mais cedo chegássemos a estação de ski melhor!
Entramos numa cidade muito louca: Hawthorne! Fiquei viajando se ali teria sido a famosa experiência das luzes em fábricas. Depois que entrei na cidade e não vi uma fábrica sequer descartei a idéia...
A cidade tem uma base do exercito ali ao lado, então quando chegamos na cidade procurando por um hotel vimos alguns camaradas fardados... entramos no cassino da cidade e outros soldados (El Capitan Resort & Cassino, mas estava mais pra motel do que pra resort). Enfim, a cidade não era muito interessante e ainda tinha um monte de militar por lá, a melhor idéia do dia foi seguir por mais alguns quilômetros e chegar a Yerington.

Achamos a cidade muito mais organizadinha, era uma cidade pequena mas interessante. O CD que pegamos com o senhor na Visitor`s Bureal ajudou nessa decisão, lá contava a história da cidade, as principais atividades comerciais, o número de habitantes etc.
A sensação era que já estava muito muito tarde mas quando fizemos o check-in no Cassino West (US$46) ainda era por volta de sete horas. Depois do banho fomos praquele que parecia ser o principal restaurante da cidade, estava lotado de famílias e havia fila de espera.
Fomos ao supermercado da entrada da cidade matar um tempo e depois voltaríamos, quem sabe com menos fila... Mandamos muito mal, o supermercado era demais! Acabamos ficando lá um tempaço e quando voltamos o restaurante já tava fechado!

Pesquisando aqui descobri a Scolari é uma rede de mais de 50 anos e com umas 15 lojas... Ficamos impressionado com várias coisas como a diversidade do setor de bebidas (vinhos europeus e até mesmo alguns sul africanos e sul-americanos; várias marcas de vodcas, sendo algumas importadas e várias marcas de uísque), a distancia dos produtores de mercadorias in-natura (não sei se tem uma obrigação legal mas todos produtos naturais estavam com o local de origem, havia vários produzidos no México, Canadá e outros estados muitos distantes dali), a qualidade do atendimento, a deli/padaria! Era impressionante como uma cidade de menos de dez mil habitantes suportava um supermercado daquele... Que diferença a economia desse país!

Acabamos comendo uma cominha pronta dali do mercado e fomos dormir cedo. Foi bacana pq assim acordarímos bem cedo pra pegar estrada.

Para entender melhor esse post e os próximos sobre a estrada, saque esse mapinha aqui:

Visualizar Viagem de férias Dezembro/2008 em um mapa maior

O nome desse post foi inspirado no livro de Jack Kerouac. Vale a pena conferir!